Oração para São Venceslau

A História de São Venceslau era muito conhecida entre os povos eslavos, e até hoje é lembrada pelos católicos. A morte trágica desse santo que dedicou a vida a implantar a fé cristã no seu reino e foi traído pela própria família, mostra que o caminho de devoção a igreja e a Deus muitas vezes é cheio de pedras. O Santo é conhecido por ser padroeiro dos que sofrem perseguições perigosas e festividades religiosas são realizadas em homenagem a ele sempre no dia 28 de setembro.

Oração

Ó Deus, Pai de bondade, Pai de misericórdia, eu Te louvo, eu Te bendigo, eu Te adoro. A exemplo de São Venceslau, quero encontrar no Evangelho inspiração constante para minha vida. Quero viver as bem-aventuranças e cumprir com alegria o mandamento do amor.

Amém.

 

História de São Venceslau

Oração para São Venceslau

Conheça a história deste santo e aprenda sua oração. | Imagem: Reprodução

Venceslau nasceu por volta do ano 907, na Boêmia. O santo era filho do Duque da Boêmia e após a morte do pai, que aconteceu quando ele tinha treze anos, começou a ser criado pela avó, uma mulher cristã chamada Ludmilla. A mãe de Venceslau, que se chamava Draomira, era uma pagã fanática e não gostava nada de ver a avó educando seu filho segundo a fé cristã. Por isso chegou até a mandar um homem estrangular a sogra, para que o menino voltasse para ela e se tornasse pagão como o irmão dele, Boleslau.

Com apenas 18 anos Venceslau assumiu o Governo e tornou-se Duque, conseguindo dessa forma afastar a mãe do poder. Mesmo assim Draomira continuou perseguindo católicos de forma cruel. Ao contrário do que fazia a mãe, Venceslau favoreceu o catolicismo no reino, mandou reformar igrejas, edificar as capelas e chamou de volta os missionários para que o povo tivesse contato com a palavra de Deus e fosse convertido.

São Venceslau era bondoso e fazia questão de ajudar todos os pobres do reino, dando-lhes roupas e alimentos. O Duque também era muito humilde e ele mesmo cuidava da plantação de trigo e das videiras que mais tarde dariam origem as hóstias e aos vinhos utilizados nas missas do reino.

Tudo seguia em paz na Boêmia, até que Draomira, mãe de Venceslau, o irmão dele Boleslau, e mais dois nobres da corte decidiram matá-lo, para que o paganismo voltasse a predominar no reino. São Venceslau foi então morto na saída de uma missa pelo próprio irmão e pelos nobres que havia acolhido. Ele tinha apenas 23 anos.

O corpo do santo foi sepultado em Praga na igreja de São Vitor, desde então peregrinos tem ido até o local.

São Venceslau é hoje considerado padroeiro da República Tcheca, da Eslováquia e da Boêmia.

Escrito por: Wanessa Galvão

Categorias: Santos