Oração para São Tomé

São Tomé (ou Tomás) é muito conhecido por ter sido um dos doze apóstolos citados nos 4 evangelhos. Sua festa é comemorada no dia 3 de julho, e ele é considerado o padroeiro dos arquitetos, dos pedreiros, dos cegos e da Índia, principalmente. São Tomé é venerado pela Igreja Católica, Igreja Ortodoxa e Igreja Anglicana.

Oração

Ó Senhor, peço-Vos perdão por todas as vezes em que fui incrédulo e não permiti que Vossa mão poderosa conduzisse minha vida. Agora meu Jesus, pelo exemplo de São Tomé, coloco-me aos Vossos pés e clamo com todo o meu amor e devoção:
“Meu Senhor e meu Deus!”

São Tomé, rogai por mim, agora e sempre.

Ouça minha oração.

Amém.

A história de São Tomé

Oração para São Tomé

Imagem: Reprodução

São Tomé foi um dos doze apóstolos escolhidos por Jesus Cristo e é mais conhecido por causa de sua incredulidade quanto ao fato de seu Senhor ter ressuscitado. Porém, o que ocorreu é que Tomé estava ausente quando os outros apóstolos viram Jesus. Tomé disse: “Se não ver em Suas mãos a marca dos pregos e colocar o dedo nos buracos dos pregos e a mão em sua costela, não crerei”, então, oito dias depois dele ter declarado sua dúvida, Jesus apareceu novamente e se dirigiu a ele e aconteceu o seguinte diálogo:

“Põe aqui teu dedo e olha minhas mãos: dá-me tua mão e coloca-a nos lugares de meus cravos. E não sejas incrédulo, e sim cristão” disse Jesus. Então Tomé caiu de joelhos em frente ao seu Senhor.

“Senhor meu e Deus meu!” exclamou Tomé, perplexo, mas agora convencido da ressurreição.

“Crestes, Tomé, porque me viste. Bem aventurados os que creem sem ter visto” disse Jesus, por fim.

Sobre este principal episódio da vida de São Tomé, São Gregório disse: “O que vocês pensam quando São Tomé não acreditou e Ele voltou para ser visto, ouvido, tocado e acreditado!? Uma maravilhosa Providencia Divina visto que Tomé era o único ausente e tudo foi arranjado por Ele para que Tomé fosse ser a maravilha da misericórdia Divina aos descrentes e Tomé ao tocar as feridas, curou a grande ferida da descrença.”, e estava correto.

Pouco se sabe da vida de São Tomé após a morte de Jesus Cristo, mas:

  • Sabe-se que sua principal dedicação foi à evangelização, principalmente na Índia – por isso é considerado padroeiro de lá.
  • As suas relíquias estão guardadas em um santuário em Ortona, na Itália.
  • Os símbolos atribuídos à ele são a lança, o machado e o esquadro de carpinteiro.

Escrito por: Camila Albuquerque

Categorias: SantosMais orações para: