Oração para São Teodoro

Considerado, juntamente com São Jorge e São Demétrio, um dos três grandes soldados mártires, São Teodoro ganhou tal posto devido a ter sido morto decapitado na Província do Ponto ao declarar-se cristão. Tal lenda registrou maior beleza à sua história (igualmente ao que aconteceu com São Jorge e seu dragão), dissipando sua imagem pelo mundo.

Sua oração era tão forte que era capaz de curar doenças das mais diversas. Era saudado por todos os lugares que passava, levando sempre a palavra de São Jorge, sua fonte de inspiração, aos cristãos

Oração

São Teodoro, olhai por este filho que vos pede. Ensina-me a ser tão humilde quanto foste, um exemplo para todos os cristãos. Rogai por minha alma junto à sua grande inspiração São Jorge. Afastai de mim todo mal, fazei com que apenas Deus tenha lugar na minha casa, na minha vida e no meu coração. Que eu possa viver uma vida tão pura quanto foi a tua, amado São Teodoro.

Amém.

São Teodoro – Uma história de santidade

Oração para São Teodoro

Imagem: Reprodução

São Teodoro nasceu na Ásia Menor, fruto do relacionamento de uma garota chamada Maria e de um artista circense. Aos seus seis anos, Sua mãe apresentava desejo de que ele fizesse parte do serviço do imperador, mas São Jorge surgiu-lhe num sonho e pediu que a mesma desistisse de tal ideia, investindo na educação de seu filho. Assim Maria o fez, buscando dar a seu filho a melhor educação possível vinda dos profissionais mais competentes da região. Nesse meio tempo, Teodoro e sua mãe conheceram um idoso chamado Stephen, que reformou o ponto que sua mãe tinha e transformou-o em um restaurante.

O jovem Teodoro sempre apresentou propensão à vida religiosa a partir de sua imensa fé encorajada por Stephen, entretanto, apenas quando livrou-se da morte causada por uma peste bubônica que começou a buscar a vida de santidade e entregar todo seu tempo à Deus.  Utilizava seu tempo livre rezando no Santuário de São Jorge ou numa Capela que ele mesmo montou em uma caverna próximo a sua residência. Tempo depois, sua mãe casou-se com um homem de negócios e o deixou sob cuidados de sua tia. Tornou-se então monge numa visita que fez à Jerusalém,  vindo a ser ordenado aos dezoito anos. Como religioso, exerceu grande influência aos demais devido à seus milagres, exorcismos e poder da profecia.

Vivia uma vida igual a todos os monges: incluía em sua dieta o jejum e a ingestão de vegetais, usando também uma pulseira de ferro nos pés. Teodoro fundou monastérios por todo o seu país e, inclusive, governou um deles situado em sua própria cidade natal. Foi declarado bispo de Anastasiopolis, relutante com a ideia mas aceitando exercer tais funções. Seu episcopado foi marcado por uma série de milagres na região. Seu mandato como bispo durou dez anos, pois São Teodoro estava insatisfeito com a vida de bispo que lhe tirava o tempo que precisava para suas orações.