Oração para São Marcelino

Na oração para São Marcelino os fiéis clamam para que os jovens sejam seres iluminados, que recebam a palavra de Deus e possuam a sabedoria para lhe dar com a mesma e sejam capazes de amar a Deus com a intensidade que sua idade lhes confere. Pede-se também sabedoria para seu mestre, para que assim os jovens discípulos que foram a ele confiados possam ser encaminhados a Deus da maneira correta.

Oração

Ó Deus, pela intercessão de São Marcelino Champagnat, iluminai a mente e o coração de nossos jovens para que, ao tomarem conhecimento de Vossa palavra, possam amar-Vos e servir-Vos com o ardor próprio de sua idade. Iluminai também os mestres dando-lhes espírito de sabedoria para que possam conduzir retamente os discípulos que lhes são confiados. É o que Vos pedimos, Senhor Deus, com fé e humildade. Amém.

História de São Marcelino

Oração para São Marcelino

Imagem: Reprodução

Marcelino nasceu no dia 20 de maio de 1798, foi o nono filho de João Batista e Maria Teresa que viviam num povoado francês de Marlhes. O local era quase dominado pelo analfabetismo ele esperou até os dez anos para ingressar na escola, contudo desistiu poucos dias depois ao ver os maus tratos que certos alunos sofriam dos professores, dedicando-se a trabalhar na granja de seus pais.

Sua mãe e tia o inseriram na religião desde cedo e certo dia um sacerdote apareceu em sua casa, recrutando jovens para Cristo, e Marcelino animou-se, seguindo com o mesmo para os estudos sobre a palavra de Deus. Contudo foi rapidamente “convidado” a voltar para casa, devido a sua falta de estudo que o impedia de progredir. Mas Marcelino não desistiu da vida religiosa e continuou estudando e entrou para o seminário de Lyon e foi ordenado sacerdote após anos de estudo e designado como coadjutor de uma vila em La Valla. Lá a situação era precária devido a falta de informação religiosa e cultural dos moradores.

Marcelino fundou a Ordem dos Irmãos Maristas com a ajuda de seus dois primeiros discípulos, dois jovens que demonstravam imensa vontade de servir a Deus e seguir com sua vida religiosa. A Ordem tinha como função instruir os jovens na palavra de Deus e dar-lhes estudo básico como as operações matemáticas, por exemplo. A escola foi entregue para os cuidados dos Irmãos Maristas e não parou de crescer até que fosse preciso uma nova sede e em seguida novas escolas em diferentes regiões. Marcelino dedicou-se a ajudar anciões, crianças, órfãos, mas principalmente a educação religiosa dos jovens do povoado.

Marcelino trabalhou arduamente para a edificação das escolas até seus 51 anos e veio a falecer na madrugada do dia 6 de Junho de 1840, deixando 48 escolas primárias e cerca de 290 irmãos que tomavam conta das mesmas. Foi beatificado pelo Papa Pio XII em 19 de Maio de 1955 por dois de seus milagres e novamente em 18 de abril de 1999 pelo papa João Paulo II. Hoje, São Marcelino é tido como padroeiro dos necessitados.

Escrito por: Helena Silva

Categorias: SantosMais orações para: