Oração para São Lázaro

São Lázaro um dia foi só Lázaro, um homem que teve a bênção de Jesus Cristo, que concedeu um milagre para ele e sua família: a ressurreição. Foi um importante amigo de Jesus e era estimado e respeitado pela comunidade hebraica. Sua festa é celebrada no dia  17 de dezembro.

Oração

Ó São Lázaro, vós suportastes os sofrimentos da vida terrena com a certeza de alcançar a felicidade no céu; abri meu coração à palavra de Deus na Bíblia e aos ensinamentos da Igreja Católica; dai-me um coração sensível às doenças e a miséria dos meus irmãos; abri meus olhos para ver e compreender aquilo que se diz por aí: O que aqui se faz, aqui se paga?, é uma sentença falsa e enganosa, porque a justiça perfeita e definitiva só acontece na outra vida. Ajudai-me a crer com firmeza na realidade do céu e do inferno, para que eu não venha a me arrepender quando já é tarde, como aconteceu com o rico da parábola.

São Lázaro, rogai por nós. Amém.

História de São Lázaro

Oração para São Lázaro

Imagem: Reprodução

Lázaro vivia num vilarejo chamado Betânia, com sua família – que era muito respeitada pela comunidade hebraica, por serem de origem nobre, honestos e religiosos. Esse vilarejo ficava a menos de uma hora de caminhada de Jerusalém, em Israel, portanto, isso facilitava a amizade dele com Jesus, que durante suas andanças missionárias, levando conhecimento sobre o Reino de Deus, se hospedava na casa de Lázaro, fortalecendo a amizade entre eles.

Lázaro foi ressuscitado por Jesus, após 4 dias, já cheirando mal, quando já estava sepultado. O milagre foi concebido porque Marta, sua irmã, fez o pedido ao Filho de Deus, que o fez por causa da fé inabalável daquela mulher. Jesus chamou-lhe à vida novamente, e ele obedeceu. A partir daí, Lázaro tornou-se a prova viva da divindade de Cristo, e quando os sacerdotes decidiram matar Jesus, também queriam matá-lo, para acabar com as provas. Mas Lázaro não foi assassinado. O milagre da ressurreição de São Lázaro foi o último grande sinal feito por Jesus antes de sua perseguição, acentuando ainda mais a importância de Lázaro – além disso, ele foi a única pessoa pela qual Jesus chorou no Novo Testamento, demonstrando o amor que sentia por seu amigo.

Mais sobre São Lázaro

  • Foram encontrados alguns escritos antigos que dizem que Lázaro e suas irmãs refugiaram-se na Ilha de Chipre, onde ele se tornou bispo de Citio.
  • Começou a ser venerado já no início do cristianismo – as peregrinações eram feitas até a sua antiga casa, em Betânia, e ao túmulo onde foi ressuscitado por Jesus.
  • A igreja de São Lázaro, na antiga Ilha de Chipre (hoje Lamarca), é local de peregrinação de seus devotos, já que abaixo dela está o seu segundo túmulo.

Escrito por: Camila Albuquerque

Categorias: SantosMais orações para: