Oração para São João Bosco

Na oração para São João Bosco, temos uma súplica em favor da nossa salvação, pedimos ao mesmo que tanto trabalhou pelo bem e pela salvação do próximo que nos guie nos caminhos de Deus para que estejamos sempre próximos a ele segundo os seus ensinamentos. Pedimos ajuda para passar por cima dos males humanos e das paixões terrenas com sabedoria para amar ao próprio Deus, ao Papa e a Maria Auxiliadora.

Oração

Oh! Pai e mestre da juventude, São João Bosco, tu que tanto trabalhastes em favor da salvação de diversas almas e em favor do próximo, seja nosso guia na busca por uma vida mais próxima de Deus. Ampara-nos na luta contra as paixões terrenas e males da humanidade, nos ensinando a amar o próprio Deus, o Papa e a Maria Auxiliadora. Aproxima-nos de Deus para que tenhamos uma morte santa, com lugar reservado aos céus. Que assim seja.

História de São João Bosco

Oração para São João Bosco

Foto: Reprodução

Filho de Francisco Bosco e Margarida Occhiena, nasceu no dia 16 de Agosto do ano de 1815 numa pequena aldeia de Castelnuevo de Avi em Piemonte. Seu nome de batismo era Murialdo, contudo, em sua Pia Batismal, foi então nomeado João Bosco – sendo popularmente conhecido como Dom Bosco. Ainda pequeno João Bosco ficou órfão de pai e coube a sua mãe prover o sustento da família de forma árdua já que eram tempos de fome e guerra em toda a Europa.

Tinha dois irmãos, José, o mais velho, filho do primeiro casamento de Seu Francisco, fora criado por dona Margarida como seu próprio filho e tornou-se o homem da casa após o falecimento de seu pai, mas era bastante intransigente com os irmãos, o que levou dona Margarida a tomar o controle da situação provendo ela mesma seu sustento.

Ainda muito jovem, com apenas nove anos, João Bosco tem seu primeiro sonho profético onde Deus mostra-lhe sua vocação e designa Nossa Senhora como sua mestra. João então demonstra imensa vontade de servir a Deus e após muito refletir, sua mãe o leva ao encontro de um padre local que o encaminha para o Seminário de Chieri após várias entrevistas e questionamentos feitos ao menino. Aos 26 anos João Bosco é finalmente ordenado Sacerdote, na cidade de Turim em 5 de Julho de 1841.

Mais tarde João Bosco se depara com centenas de jovens sem rumo às margens de Turim e, pondo em prática seu sonho de servir à Deus, os chama oferecendo-lhes oportunidades de aprender diversos ofícios e estudar o catecismo num oratório onde conviviam e faziam suas refeições. Observando também que muitas jovens encontravam-se desamparadas, fundou juntamente com Maria Domingas Mazarello o “Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora”, título que o mesmo dava à virgem Maria.

João Bosco faleceu em 31 de Janeiro do ano de 1888 e pronunciou as seguintes palavras para as pessoas presentes em seu quarto e no pátio na hora de sua morte: “Ela está aqui. A Virgem Maria está aqui. Foi ela quem tudo fez. Digam aos meus jovens que eu os espero no Paraíso!”. O triênio para preparação do bicentenário de João Bosco teve início no ano de 2012.

Escrito por: Gabriely Araujo

Categorias: Santos