Oração para São Francisco

Oração

Amado São Francisco de Assis, faça com que onde houver ofensa, eu leve o perdão. Onde houver erro, eu leve a verdade e a justiça, onde houver tristeza, eu leve a felicidade e onde houver trevas, que eu leve a luz. Permita que eu possa seguir os teus ensinamentos, levando o bem para os mais necessitados. Deixa também que a minha vida de evangelho seja abençoada por nosso Senhor Deus e que nossa fé nunca nos desaponte. Oh, mestre da natureza, permita que os fenômenos do vento, das águas, do fogo e da terra não causem estragos aos inocentes. Em nome da sua glória e do Senhor Jesus. Escute minha oração! Amém.

História de São Francisco

Oração para São Francisco

Imagem: Reprodução

São Francisco de Assis nasceu no dia 5 de julho do ano de 1182, na cidade de Assis na Itália. Sua família era componente da rica burguesia da cidade e carregava prestígio no nome. Francisco por sua vez era popular entre seus amigos, devido à suas roupas caras, seu modo de vida rebelde e pelas extravagâncias e bebedeiras que fazia. Ele adorava esbanjar dinheiro e era apaixonado por aventuras, mas, possuía um desejo mais notável, o de ser herói, por causa disso, alistou-se no ano de 1202 como soldado na guerra de Assis versus Peruggia.

Pouco depois foi capturado e passou em torno de um ano preso, esperando ser resgatado. Tempos após isso, durante uma farra com os amigos em sua cidade, recebeu um chamado, onde se sentiu tocado por Deus, foi a partir daí que passou a perder seu interesse por esses tipos de festas, dinheiro, riqueza, posse e toda essa ostentação.

Passou então a se preocupar com pessoas mais necessitadas e em fazer a vontade de Deus, o servindo através da doação total e incondicional de sua vida. Dessa forma passou por uma conversão brusca em sua vida, de rico rebelde mundano à religioso que passou a viver na pobreza.

Assim, abandonou sua antiga vida e família e foi viver em cabanas e abrigos no meio do mato, junto de um amigo que era chamado por “irmão Leão”. Sua decisão e vivacidade acabaram por atrair outros adeptos, o que culminou com a formação de uma fundação chamada por Ordem dos Frades Menores, hoje estas pessoas são conhecidas por franciscanos.

Francisco juntamente com seus “filhos” renovou a vivência do catolicismo na época, pois conservava o hábito de viajar a pé pelas localidades, pregando e vivendo completamente das doações que eram recebidas. Ele acreditava que o evangelho deveria ser seguido à risca, com rigorosidade, de forma a imitar a vida de Jesus.

Desenvolveu muito fortemente o dom da caridade, pregou o amor à criação de Deus, à natureza, aos animais e ao ser humano. Vivia se doando totalmente às pessoas, especialmente aos mais pobres. Chamava a todas as criaturas de irmãos e se considerava a menor delas. Francisco morreu no ano de 1226 e foi canonizado em 1228, hoje é conhecido como o protetor dos pobres e doentes, patrono dos animais e da natureza e é um dos santos mais devotados da Igreja Católica.