Oração para São Domingos Sávio

Domingos Sávio foi um jovem que desde à infância possuía vocação para a vida religiosa, foi o mais jovem a ser canonizado e é o padroeiro dos cantores de coro da igreja e dos delinquentes juvenis. Seu dia é comemorado em 9 de março.

A seguir uma oração que pede ajuda a São Domingos Sávio em nosso caminho de fé, para que sejamos amáveis e fiéis e que tenhamos vontade para evangelizar as pessoas.

Oração

São Domingos Sávio, tu que em tua tão breve vida fostes um grande exemplo de fé e santidade, foste amável e admirável por tuas virtudes cristãs, torne-se o nosso exemplo e ensinai-nos a amar Jesus e ser fiéis aos seus preceitos. Ajuda-nos a acompanhar a pureza da imaculada Virgem Maria, ajuda-nos a viver na castidade e na caridade. Queremos, assim como tu, evangelizar as pessoas desse mundo, e ter a oportunidade de ajudar as almas a chegarem ao céu. Dai-nos força para, assim como tu, preferirmos a morte ao pecado, pois é apenas desse jeito que chegaremos à nossa almejável recompensa do Pai, que é a vida eterna. Escuta minha oração. Amém.

História de São Domingos Sávio

Oração para São Domingos Sávio

Imagem: Reprodução

Domingos Sávio foi um beato nascido em Riva, Piedmont, Itália, no ano de 1842. Ele era um dos três filhos de um ferreiro e cresceu com anseios de se tornar padre. Assim, quando São João Bosco iniciou em Turim um treinamento de jovens como clérigos, para que pudesse ajudá-lo no cuidado de meninos carentes de rua, Domingos Sávio foi recomendado à ele pelo padre da paróquia de Domingos.

Em outubro do ano de 1854, quando tinha 12 anos, Domingos se tornou estudante do Oratório de São Francisco de Sales, também em Turim. Ele ainda ajudava com trabalhos domésticos como varrer chão e possuía uma enorme paciência para cuidar dos meninos mais travessos. Houve um episódio logo quando entrou no Oratório, onde separou uma briga entre dois garotos que estavam  a atirar pedras.

Na cena, ele segurou um crucifixo e entre eles falou “Antes de lutarem, olhem para isto.” em seguida ainda disse “Jesus não tinha nenhum pecado e Ele morreu perdoando os seus executores, nós vamos ultrajá-Lo sendo deliberadamente vingativos?”. Sávio seguia rigorosamente a disciplina da casa e com isso atraía o ressentimento de outros jovens. Apesar disso, não ofendia quem o tratava mal.

Domingos Sávio costuma realizar intensas orações, estas eram demoradas e ele costumava dizer que estava “distraído” nos momentos onde era pego orando após horas. São João Bosco estava sempre a orientar Domingos, e se não fosse isso, provavelmente este teria se tornado um fanático. Bosco também o proibiu de fazer mortificação ao corpo sem sua permissão.

Algum tempo depois, Bosco reportou ao Papa Pio IX o desejo que Domingos Sávio possuía de servir na Inglaterra. A Inglaterra então passou a ser a primeira preocupação de Bosco, alguns falam que isso era devido ao ímpeto do Papa de restaurar a hierarquia da Igreja lá. Além do que era percebido pelo padre, Sávio ficou conhecido por seus dons especiais, reconhecimento da necessidade que as pessoas tinham e pela habilidade de profetizar o futuro.

Domingos Sávio foi diagnosticado com tuberculose e recebeu os últimos sacramentos pelo padre João Bosco. Algum tempo depois, Bosco escreveu sua biografia de tão impressionado que ficou por conhecê-lo, isso contribuiu para sua canonização. São Domingos Sávio foi assim a pessoa mais jovem a ser canonizado na história da Igreja.

 

Escrito por: Agnes Rafaela

Categorias: SantosMais orações para: