Oração para São Cosme e Damião

Oração

São Cosme e Damião, por amor a Deus e ao próximo vos dedicastes a cura do corpo e da alma de vossos semelhantes. Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças. Que o amor do Senhor, que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração.

Abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra todas as práticas do mal.

Proteja-me e conserve meu coração simples e sincero, Cosme e Damião,  para que sirvam também para mim as palavras de Jesus: “Deixai vir a mim os pequeninos, porque é deles o Reino do Céu”.

São Cosme e Damião, ouçam minha oração.

Amém!

Conheça eles

Oração para São Cosme e Damião

Imagem: Reprodução

Cosme e Damião são até hoje exemplos de fé e de que não devemos negar a Deus jamais, mas você sabia que eles também são protetores das crianças? Os santos gêmeos tinham um apreço especial por esses seres tão puros, por isso a oração dos santos deve ser feita por todos os que têm  e os que não têm crianças em casa.

Quem eram Cosme e Damião?

Cosme e Damião eram irmãos gêmeos e nasceram no ano 260 d. C (depois de Cristo) na região onde hoje fica a Arábia, mas viveram a maior parte de suas vidas na Ásia Menor, mais especificamente no Oriente.

Os gêmeos se interessaram pela área médica e um se formou em medicina e outro em farmácia, ambos concluíram seus estudos na Síria e seguiram para Egéia.

O dia dedicado aos santos é 26 de setembro.

Como viviam os santos

Na Egéia os irmãos iniciaram seus atendimentos à população carente sem cobrar nada, dizendo sempre “Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo e pelo Seu poder”.

Cosme e Damião eram filhos de um nobre casal cristão e por isso não adoravam deus pagãos. Os animais também eram cuidados pelos irmãos que curavam varias espécies de animais e diziam sempre que estavam apenas manifestando a glória de Deus na criação dele.

Como os remédios eram feitos a base de ervas geralmente amargas, Cosme e Damião davam doces antes do remédio, para disfarçar o sabor e ganhar a confiança das crianças.

Como não aceitavam dinheiro pelos serviços que prestavam os irmãos ganharam fama de “inimigos do dinheiro” e começaram a chamar atenção das autoridades locais e em seguida do Imperador Romano, Diocleciano, que pouco tempo depois ordenou uma perseguição aos judeus.

O martírio

Como Cosme e Damião pregavam a palavra do cristianismo, foram alguns dos primeiros a serem presos. Os gêmeos foram levados à um tribunal onde foram feitas contra eles acusações de feitiçaria e atos diabólicos para curar as pessoas.  Eles se recusaram a adorar os deuses romanos e afirmaram que a cura das pessoas era possível graças ao poder do Cristo. Isso foi suficiente para que as sessões de tortura começassem.

Os irmãos sofreram muito no longo período em que estiveram presos, mas em nenhum momento renunciaram os princípios de Deus.

Cerca de dois anos depois de terem sido presos Cosme e Damião foram condenados à morte por pedradas, mas resistiram e foram decapitados pouco tempo depois.