Oração para Santa Flávia Domitila

Santa Flávia Domitila tem sua festa comemorada no dia 7 de maio pela igreja católica e seus fiéis, vindo a ser a padroeira dos réus cristãos. É muito lembrada por sua grande fidelidade e imensa fé em Jesus Cristo. É considerada Mártir juntamente com Euphrozina e Theodora.

Oração

Senhor, pelos méritos de Santa Flávia Domitila, eu Vos peço perdão por todas as vezes em que não fui coerente com os ensinamentos de Jesus. Pelo meu egoísmo, pelas vezes em que julguei e condenei meus irmãos, por não ver as necessidades dos que estão a minha volta. Peço-Vos a graça da fidelidade e perseverança na Vossa Palavra para que na prática de caridade eu descubra a alegria de ser cristão. Amém.

História de Santa Flávia Domitila

Flávia era pertencente à linhagem dos flavianos. De família nobre, era sobrinha do Imperador Domiciliano e de São Flavius Clemente. Nasceu em Roma no Século I e é considerada Santa pela igreja católica.

Oração para Santa Flávia Domitila

Imagem: Reprodução

Diz-se que converteu-se na fé cristã a partir dos ensinamentos vindos de dois eunucos. Ela estava imersa nos preparativos de seu casamento, quando os dois lhe apresentaram as vantagens de uma vida voltada para a fé em Deus Santíssimo e a pureza do princípio da virgindade. Encantada com o estilo de vida que passou a conhecer, decidiu abandonar o casamento e seguir sua vida de fé.

O imperador demonstrou-se insatisfeito com sua decisão, entretanto, promoveu uma tarde dançante em sua homenagem. Misteriosamente, aquele que viria a ser seu noivo morreu repentinamente em meio às danças.

Enfrentou com coragem a ira da corte e até o fim lutou por sua fé em Deus, mesmo que todos fossem contra. Foi então banida de conviver em sociedade, julgada e exilada. Em seu exílio, a enviaram para a Ilha de Ponza. Foi martirizada juntamente com as suas duas irmãs adotivas, tendo uma morte cruel, dolorosa e lenta, abandonada numa ilha sem a mínima condição ou esperança de sobrevivência. Durante o período que ficou na ilha, entregou seus pensamentos ao altíssimo, sempre em oração e penitência. Não se sabe ao certo a data de sua morte. Diz-se que o tempo de exílio foi tanto que foi mais martirizante que a própria morte.

Sua morte não foi em vão. Foi corajosa e demonstrou  sua devoção e fidelidade à Deus e sua religião, testemunhando a favor de Cristo, qualidades raras de serem encontradas. Santa Flávia foi um exemplo de santidade e amor, abdicando de uma vida de luxo e nobreza pela sua devoção convicta em uma força superior, que é Deus.  Já realizou diversos milagres por intermédio do Espírito Santo.

Até os dias atuais possui muitas paróquias em sua homenagem, tendo seu dia comemorado por diversos fiéis católicos que saudam a sua coragem e garra.

Escrito por: Helena Silva

Categorias: SantosMais orações para: