Oração para Santa Filomena

A história de Santa Filomena é marcada por bravura, fé e perseverança. Conhecida por muitos milagres, seu dia é comemorado em 10 de agosto, data em lembrança ao martírio sofrido por escolher entregar sua vida a Jesus Cristo e à fé. É conhecida também como Padroeira dos filhos de Maria e do Rosário Vivo.

Oração

Santa Filomena, que tão devota foste do divino Pai Santíssimo, nos ensina a ser um pouco como vos. Eis-me aqui prostrado mediante à tua grandeza, admirador de teu maravilhoso poder e pureza. Realiza milagres de ordem santíssima em mim, para que eu possa me tornar um melhor cristão e seja digno da eterna morada do Senhor. Purificai meu coração e minha alma. Torna-me limpo, preenchido apenas pelo amor de Deus. Amém.

História de Santa Filomena

Oração para Santa Filomena

Imagem: Reprodução

Nascida na Grécia em meio a uma família nobre, Santa Filomena foi o milagre recebido por seus pais pela conversão e batismo ao cristianismo, quando por intermédio do médico do palácio, souberam da verdadeira fé que somente está em Nosso Senhor Jesus Cristo.

Agraciados por abandonar a fé em deuses estranhos e aceitarem o batismo cristão, nascera a primeira filha do casal que por nascer à luz da fé, recebeu o nome de Lumena.  Em seu batismo, a menina receberia outro nome, vindo a ser chamada de Filomena, que significa filha da luz.  Já aos 5 anos recebera pela primeira vez a comunhão e quando chegara aos 11 anos, estava decidida por entregar sua vida à fé, por meio da consagração do voto de virgindade perpétua.

Aos 13 anos a santa fora prometida ao Imperador Diocleciano por causa de uma injusta ameaça de guerra ao reino de seu pai. Impressionado com a beleza de Filomena, o Imperador perdeu-se de paixão pela bela jovem a quem desejaria desposar, porém Filomena já havia decidido “casar com o Senhor Jesus”, entregando sua vida à fé, e não aceitou o casamento com o Imperador.

Tentada pelo Imperador para que desistisse de seu voto e se casasse, a Santa permaneceu firme em sua decisão de ser apenas do Senhor Jesus, o que acabou despertando mais ira no tirano até que ordenasse que fosse presa e torturada. Após inúmeras torturas que foram milagrosamente sanadas pelo Nosso Senhor, na tentativa desesperada de dar um fim na vida da jovem, o Imperador ordena para que fosse jogada no rio Tibre com uma âncora amarrada ao pescoço, porém dois anjos a salvaram, carregando a jovem até o outro lado do rio ilesa. Mesmo sendo decapitada, muitos se converteram por presenciar os milagres através da vida de Santa Filomena e da sua perseverança por Cristo.

A santa foi canonizada e tornou-se conhecida por curar uma jovem chamada Pauline-Marie Jaricot em 1835, que sofria de uma doença grave do coração e estava desenganada por seus médicos; esse chamado de “o milagre do século”. Sua canonização ocorreu em 13 de janeiro de 1837.