Oração para Santa Efigênia (Ifigênia)

Oração para a santa

Ao Pai bondoso, suplico com fervor por esta casa e pelos que nela habitam. Abençoai-nos e nossos bens, Senhor, para que tenhamos paz. Que vossa benção sob esta casa permaneça e o Espírito Santo entre em nossos corações. Pela intercessão de Santa Efigênia, faz com que todos aqui creiam na tua bondade e se libertem das maldades desse mundo. Protege nossa vida e nos dá alegrias para que possamos melhor vivê-la. Por Cristo, nosso senhor.

Ouça minha oração.

Amém.

História de Santa Ifigênia

Oração para Santa Efigênia (Ifigênia)

Imagem: Reprodução

Milhares de anos (d. C.) atrás, a fé católica começava a se firmar entre os fiéis da Etiópia. Foi com Santa Efigênia, filha do rei Eggipus que comandava a Núbia, que a crença em um único Deus ganhou forças na região. Seus pais, demais familiares e povo da região eram mergulhados no paganismo e pouco caso faziam da novidade de que uma única divindade era a verdadeira. Apesar das influências, Ifigênia tinha a certeza de que Deus lhe mostraria sua infinita misericórdia e a guiaria pelo caminho certo que levaria à prova de Sua existência ao povo etiopês.

O sacrifício

Diante de grandes dificuldades, Efigênia conquistou a confiança de alguns amigos que passaram a detestar o paganismo, já que se encontravam esclarecidos. Falsos amigos criaram uma estratégia maligna para se livrarem da Santa e persuadiram o Rei sobre a solução para o fim das moléstias em seu reino: sacrificar Ifigênia. Sendo destinada às chamas de uma fogueira feita com madeira sagrada e odoríferos, a jovem moça se ofereceu como hóstia ao Senhor, pois sabia que Ele não a decepcionaria quando chegasse a Seus braços.

O milagre divino

Certa de que seus tempos haviam chegado ao fim, Efigênia deixou-se ser guiada ao trono cercado pela fogueira. No momento em que as chamas violentas tomaram a madeira, uma voz se levantou na Princesa Efigênia, invocando o nome de Jesus. De repente, as portas do Céu se abriram e dele desceu um anjo que tirou a Princesa das chamas e a deixou invisível aos olhos dos inimigos. Tomada pelo milagre de sua salvação, Ifigênia redobrou seus esforços para que a Fé Cristã fosse introduzida no palácio de sua família e chegasse a toda a população da Núbia. O Rei e a Rainha se converteram, em seguida toda a casa real e nobreza, por fim, grande parte do povo acabou imitando o exemplo de seus senhores. Mas Efigênia não se contentou apenas com o amor a Deus dessas pessoas, ela queria que todos O amassem e servissem.

*Católicos celebram seu dia em 21 de setembro.

Santa Efigênia no Brasil

Nas terras brasileiras, Santa Efigênia é padroeira dos militares. Em Minas Gerais é possível encontrar uma igreja com seu nome, a Matriz de Santa Efigênia dos Militares.