Oração para Santa Clara

Oração

Santa Clara, tu que iluminastes o mundo com teu exemplo de fé e entrega aos projetos divinos, sede inspiração também para mim. Quero poder renegar o dinheiro e as coisas materiais, para viver o amor, a fé e a caridade acima de tudo. Intercede em minha vida, roga a Deus que me proteja, me abençoe hoje e sempre, e que derrame suas graças sob minha família. Escute minha oração! Amém.

A história de Santa Clara

Oração para Santa Clara

Imagem: Reprodução

Nascida no ano de 1193 (mais precisamente em 16 de julho), em uma família nobre e rica da Itália, Chiara d’Offreducci possuía uma grande beleza, mas seu destaque veio mesmo com suas demonstrações, desde a infância, quando praticava a caridade e se mostrava muito afetuosa com todos, principalmente crianças e aqueles que não possuíam muito. Suas semelhanças com São Francisco de Assis eram inegáveis, e ela nutria uma grande afeição e admiração por ele.

Quando completou seus 18 anos, sua família buscava um casamento vantajoso para a jovem, contudo, ela contrariou todos e largou tudo para seguir a tendência religiosa de São Francisco de Assis, como assim desejava há um bom tempo. A partir daí, depois de passar por outros mosteiros e igrejas, fundou o ramo feminino da Ordem Franciscana, conhecido por “Damas Pobres” ou “Clarissas”, onde dedicou-se a seguir Jesus com suas irmãs, vivendo na mais estrita pobreza e ajudando os necessitados.

Alguns de seus milagres ocorreram quando ela ainda estava viva, consagrando Santa Clara como uma figura religiosa italiana tão maravilhosa quanto seu conterrâneo, São Francisco de Assis. No ano de 1224, Clara começa a sentir-se estranhamente doente. A partir daí, ela vai piorando e em 1250, seu estado se agrava e ela começa a escrever sua forma de vida definitiva. Em 1253, já moribunda, veio a falecer.

Milagres e mais detalhes

  • Seu primeiro milagre em vida foi em um episódio com suas irmãs, as Clarissas. Uma delas saiu para pedir esmolas para os pobres e voltou muito triste, pois não havia conseguido muita coisa, Clara então disse “Confia em Deus!” e então se afastou. Um tempo depois, outra irmã constatou que as esmolas conseguidas haviam sido multiplicadas milagrosamente.
  • Quando Assis foi invadida pelos sarracenos, Clara pegou o ostensório com a hóstia consagrada e enfrentou o chefe deles ao dizer que Jesus Cristo era bem maior que eles. De repente, os agressores foram tomados por um imenso pânico e fugiram. Por isso é representada com um ostensório na mão.
  • Um ano antes de falecer, assistiu a Celebração da Eucaristia em seu leito, bem perto de falecer. Por isso, Santa Clara é aclamada como protetora de televisão.
  • Sua festa litúrgica ocorre no dia 11 de agosto.
  • Sua canonização veio pouco tempo depois de sua morte, em 15 de agosto de 1255.