Oração para Santa Cecília

Posted on

Oração

Santa Cecília, espelho de caridade e pureza, modelo para as mulheres cristãs, ajudai-nos em nossa jornada em busca da santidade que tu conseguistes graças a tua esclarecida fé. Queremos viver nossas vidas de acordo com a lei divina e de nossa igreja. Queremos, assim como fizestes, enfrentar todos os enganosos deste mundo, e levar o nome de Jesus aos pagãos. Glorificar o Senhor até a hora de nossa morte. Que o teu exemplo de fé seja sempre para nós uma virtude. Queremos sempre agir de acordo com a vontade de nosso Senhor e conseguir superar todas as provações que encontraremos pelo caminho para a vida eterna. Ouça minha oração. Amém.

História da Santa Cecília

Oração para Santa Cecília

Imagem: Reprodução

Atualmente conhecida como “Santa Cecília”, Cecília foi uma serva de Deus desde a infância, se dedicando aos costumes e às leis da Igreja. Segundo uma lenda, tudo ocorreu nos primeiros séculos da era cristã e ela era de uma família nobre de Metelos, filha de um senador, que a prometeu em casamento contra a sua vontade a um outro jovem, que chamava-se Valeriano. Mas Cecília não queria se casar, queria viver na castidade e apenas servir a Jesus, portanto, fez um voto de pureza. Ainda assim, foi obrigada a casar com Valeriano e na noite de núpcias, revelou ao seu recente marido o seu voto de pureza, disse também que os anjos não permitiam que esse voto fosse quebrado. Valeriano, então, disse que gostaria de ver tais anjos, para assim acreditar em sua esposa. Sem muita saída, Cecília cantou para si hinos de pureza e louvor a Jesus Cristo e para a surpresa de ambos: suas preces foram atendidas, os anjos se mostraram para o seu marido. Tal acontecimento não só fez com que Valeriano respeitasse os votos da sua esposa, como também o convenceu a se converter ao cristianismo.

Apesar de tudo, Valeriano acabou morto por sua escolha (converter-se ao cristianismo) e após sepultar o seu marido, Cecília também sofreu as consequências: foi presa. Na prisão, seus capturadores disseram-lhe que detinham do poder de vida e de morte sobre ela. Em resposta, disse-lhes que estavam equivocados, pois o único poder que tinham era o de morte, não o de vida. Irritados com sua astúcia, os homens mandaram asfixiá-la por vapores d’água. Então, Cecília foi “metida em água fervente”, mas dali escapou ilesa, segundo a lenda. Portanto, Cecília foi milagrosamente protegida.

Mas seus capturadores não deixaram por menos: três golpes foram dados e mesmo com a sua cabeça ainda ligada ao corpo, Cecília caiu no chão e ficou três dias na mesma posição, sabendo que viria a falecer. Como esteve consciente durante esses dias, conseguiu aconselhar cristãos que iam visitá-la e entregar todos os bens ao Papa, apenas com o pedido de que tudo fosse entregue aos pobres. Em seguida, Cecília morreu.

Outros fatos

  • Por ter cantado hinos de pureza e louvor na sua noite de núpcias, acredita-se que ela possuía algum talento musical. Por isso, Santa Cecília é considerada a padroeira dos músicos.
  • É a Santa da Igreja Católica que mais tem basílicas em Roma.
  • É uma das Santas mais veneradas da Idade Média.
  • Sua casa foi transformada em igreja após sua morte, conforme um pedido da mesma antes de falecer.

Escrito por: precesco

Categorias: Santos