Oração para Santa Catarina

Santa Catarina foi considerada como a grande mártir, pois teve uma fascinante história de dedicação e amor a Cristo em seu tempo. Ela nasceu em Alexandria, uma cidade egípcia e cresceu como uma pagã até se converter ao cristianismo na adolescência. Filósofos, estudantes e professores costuma reverenciar a santa, chamando-a de sua padroeira. Os trabalhadores que mexem com rodas e aqueles que querem proteção no ambiente de trabalho também têm Santa Cataria como sua padroeira sagrada. No estado de Santa Catarina, a santa é considerada padroeira do estado e co-padroeira de Florianópolis, a capital catarinense.

Oração para Santa Catarina

Querida santa imaculada, tu que foste tão abençoada pelo poder de Deus ajuda-nos a sermos também. Abre as portas da minha alma e deixa entrar toda a fé que se perdeu em mim durante esses anos. Dê-me forças para continuar a jornada da minha vida sem ter grandes quedas. Que tudo fique calmo e sereno, sem exageros de vaidade e fantasia. Ajuda-me a ser forte e corajosa como tu foste, Santa Catarina.

Ouça minha humilde oração.

Amém.

História da santa

Oração para Santa Catarina

Imagem: Reprodução

Depois de uma infância pagã, Catarina decidiu se tornar cristã e foi uma grande devota. Dizem que em um momento de êxtase, Catarina chegou a se casar misticamente com o filho de Deus, deixou a vida pagã e foi assim que se rendeu ao cristianismo. Uma das histórias contadas pelos fiéis é que ela fora transportada para o Paraíso em uma visão e lá se encontrou com a Virgem Maria e seu filho, Jesus. O Imperador Romano Maximino era conhecido pela perseguição violenta contra cristãos, mas a jovem Catarina se achou muito mais forte que seu medo e foi afirmar a ele que seu Deus era o único e estava vivo. Impressionado pela ousadia da moça, Maximino imediatamente mandou que a prendessem e enviou os cinquenta maiores sábios das regiões para humilharem a pequena Catarina. O plano do imperador deu errado, já que ela soube fazer sábias colocações em suas palavras, convertendo os sábios à doutrina cristã. Maximino ficara furioso com o acontecimento e ordenou a tortura e morte lenta para a moça na roda. Em sua sentença, Catarina fora amarrada a uma roda, mas quando ela fez o sinal da cruz a roda se quebrou. Ainda assim ela foi assassinada e seu corpo se manteve perdido por muito tempo. Séculos depois alguns monges a encontraram e levaram para o Mosteiro da Transfiguração. Lá ainda estão algumas relíquias da santa.

Por que a história é cheia de controvérsias?

Não há evidências em documentos escritos que provem a veracidade dos fatos acima descritos. Vários historiadores e pesquisadores ainda creem que a santa realmente não deve ter existido. A sua “existência” se dá pela vontade das pessoas de crerem na santa para representar um ideal. Outro ponto a ser considerado é que essa história pode ser uma versão cristã da vida da filósofa Hipátia que viveu em Alexandrina e tem uma biografia muito parecida com a da santa católica.

Escrito por: Nayla Georgia

Categorias: SantosMais orações para: ,