Oração para o Espírito Santo

Seja em nossas orações ou zelando por nós, o Espírito Santo é uma divindade mais que presente em nossas vidas, mesmo que algumas dúvidas ainda existam. Por ele, oramos várias vezes e sempre estivemos acostumados a associarmos seu nome ao de Jesus e ao nome de Deus.

Oração

Vinde, ó Santo Espírito, inspirar-me para todas as minhas decisões e atitudes deste dia. Não permita que eu desvie de meu caminho, e que tudo o que eu fizer hoje seja louvando o nome de meu Senhor, Jesus Cristo. Conceda-me o dom da sabedoria, da fortaleza, do entendimento, da ciência, do conselho, da piedade e do temor a Deus. Sei que meu corpo é templo do Espírito Santo, então ajuda-me a respeitá-lo e preservá-lo, assim como deve ser, seguindo o exemplo da santa Virgem Maria. Atende minha oração! Amém.

Afinal, quem é o Espírito Santo?

Oração para o Espírito Santo

Imagem: Reprodução

Em algum momento da nossa vida, é comum fazermos esta pergunta, geralmente aos nossos familiares ou membros da nossa igreja. A Igreja Católica diz, falando simplificadamente, que o Espírito Santo procede tanto do Pai (Deus), quanto do Filho (Jesus Cristo). Contudo, algumas igrejas, como a Igreja Católica Oriental e a Igreja Ortodoxa, chegam a afirmar que o Espírito Santo procede apenas do Pai, mas através do Filho. Essas diferenças nas igrejas geram debates sobre o assunto até hoje.

Ações e dons do Espírito Santo

É possível notar a atuação forte do Espírito Santo na vida de Jesus Cristo e ainda existem as crenças em seus dons, que se manifestam de duas formas.

  • De acordo com o evangelho, Jesus não foi concebido por um pai “terrestre”, segundo a Bíblia, foi concebido pelo poder do Espírito Santo e nasceu da Virgem Maria. Assim, foi por meio do Espírito Santo que Jesus Cristo teve o início de sua existência encarnada.
  • Atuou na unção do batismo de Jesus.
  • Depois do seu batismo, Jesus teria sido conduzido pelo poder do Espírito Santo.
  • Os cristãos acreditam e defendem que os dons do Espírito Santo são características virtuosas refletidas nos cristãos segundo a vontade do mesmo. Estas características são listadas em Gálatas 5:22-23: “Mas o fruto do Espírito é a caridade, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, a temperança; contra tais, não há lei.”; Mas além desses todos listados, a Igreja Católica ainda adiciona mais três importantes dons: a generosidade, a modéstia e a castidade.
  • Também existe quem defenda toda a aura sobrenatural que paira ao redor do Espírito Santo. Isso porque está na Bíblia que ele concede certos dons mais avançados para alguns, de acordo com os seus graus (de fé); estes dons mais avançados seriam aqueles que alcançam o termo “sobrenatural” (cura, profecia, falar línguas, etc.).

Apesar de costumar dividir os cristãos quanto à sua atuação no passado e na vida dos mesmos, o Espírito Santo é um só, que vive naqueles que por ele rezam todos os dias.