Oração para Nossa Senhora do Rosário

Sua origem se deu no século VIII pelos monges irlandeses, esta faceta da Virgem Maria foi concedida após a aparição da Santíssima à São Domingos de Gusmão.  Seu dia é comemorado dia 7 de outubro em todo o mundo, sendo padroeira de diversas cidades espalhadas pelo globo.

Oração

Nossa Senhora do Rosário,
dai a todos os cristãos a graça
de compreender a grandiosidade
da devoção do santo rosário,
na qual, à recitação da Ave Maria
se junta a profunda meditação
dos santos mistérios da vida,
morte e ressurreição de Jesus,
vosso Filho e nosso Redentor.

São Domingos, apóstolo do rosário,
acompanhai-nos com a vossa bênção,
na recitação do terço, para que,
por meio desta devoção a Maria,
cheguemos mais depressa a Jesus,
e como na batalha de Lepanto,
Nossa Senhora do Rosário nos leve a vitória
em todas as lutas da vida;
por seu Filho, Jesus Cristo,
na unidade do Pai e do Espírito Santo.
Amen.

História de Nossa Senhora do Rosário

Oração para Nossa Senhora do Rosário

Imagem: Reprodução

Rosário significa um conjunto de rosas, logo, cada vez que rezamos uma Ave Maria estamos oferecendo uma rosa à Mãe Santíssima. Ao rezar um rosário por inteiro, oferecemos um buquê de 200 rosas à Nossa Senhora. O rosário surge para unir o céu e a terra. Em suas aparições, Maria sempre pede para que a humanidade reze o rosário, pois este é o meio mais eficaz e santo de se chegar à Deus.

São Domingos de Gusmão foi o responsável pela propagação da devoção à Nossa Senhora do Rosário, sendo denominado Apóstolo do Santo Rosário pela igreja e fiéis. A tradição prega que o mesmo recebeu o rosário das mãos da própria Virgem, substituindo os salmos que eram recitados na época pela oração dele. Foram então colocadas 150 Ave Marias no lugar dos 150 salmos. A oração da Ave Maria (que consiste nas palavras que o Anjo recitou para Maria ao encontra-la) é mais simples e espalhou-se com mais facilidade dentre os católicos da época, sendo rezada até os dias de hoje.

Na França, o número de hereges crescia a cada dia. O papa pediu que os missionários realizassem trabalhos para extinguir a heresia, entretanto, apenas São Domingos, no início do século VIII, que utilizava-se da prática fervorosa da oração do rosário para trazer de volta as pessoas às origens católicas e reacender a fé cristã, atendendo um pedido da própria Nossa Senhora, conseguiu obter resultados satisfatórios. A veracidade do poder desta oração é tanta que a mesma foi ensinada por Nossa Senhora, pelo próprio Jesus Cristo e pelo anjo do Senhor.

A primeira vez que a festa desta santa foi comemorada foi em 1572 pelo Papa Pio V, que a nomeou Nossa Senhora da Vitória (como uma homenagem à vitória que a liga santa conseguiu obter contra o Império Otomano).

O rosário é composto por quatro mistérios, divididos em: Mistérios Gozosos, Mistérios Dolorosos, Mistérios Gloriosos e Mistérios Luminosos. O último mistério tendo sido acrescentado em 2002 pelo papa João Paulo II.