Oração para Nossa Senhora de Nazaré

Tendo seu dia comemorado em 2 de Fevereiro, sua devoção iniciou-se por volta de 1150 em Portugal, devido a um milagre ocorrido envolvendo a imagem da Santa, depois tendo sua devoção espalhada pelo Brasil. É padroeira dos estados brasileiros do Pará e do Amazonas.

Oração

Nossa Senhora de Nazaré, mãe do santíssimo Senhor Jesus Cristo e cheia do espírito Santo em seu interior, nos guia em nossas mais cruéis batalhas e dificuldades. Roga pelo meu espírito, me faz ser um filho melhor a cada dia, inspirado no teu amor imensurável. Venho com meu grandíssimo afeto pedi-la honras e glórias na minha vida, mãe amada. Vigiai todos os passos que eu der na minha vida, pois só a ti confio a minha existência. Ouça minha oração. Amém.

História de Nossa Senhora de Nazaré

Oração para Nossa Senhora de Nazaré

Imagem: Reprodução

Tudo iniciou-se em Portugal, quando um cavaleiro em sua juventude chamado Dom Fuas Roupinho praticava caça num dia de intensa neblina. Pretendia capturar um veado, sem se dar conta de que estava perante um penhasco. Por pouco, sobreviveu, graças a seu cavalo que estancou e não permitiu que os dois caíssem no mar. Assustado e agradecido ao mesmo tempo, elevou suas preces ao Senhor, dando graças por ter se livrado da possível morte que fora livrado. Entretanto, ele não sabia que o mal não tinha ainda passado por completo. Na posição em que estava, não havia movimentos que possibilitassem seu cavalo de fugir: não havia condições de se mover nem pra frente, nem pra trás, nem pros lados. Ficara acuado. Em desespero, visualiza então uma imagem da Virgem próximo aos rochedos numa caverna, sua única saída, e em um ato de fé se joga a seus pés clamando piedade. O cavaleiro toma a imagem nas mãos e percebe que preso a ela havia um pergaminho que dizia que aquela imagem já fora venerada há muito tempo em Nazaré, na Palestina. Com a perseguição do Rei de Constantinopla, as imagens foram escondidas pelos monges a fim de que as mesmas não corressem o risco de serem profanadas. Cheio de confiança na prova que acabara de receber, o português guiou o seu cavalo para frente e, em um salto, o seu cavalo caiu num ponto que lhe permitia a fuga. Em sinal de sua gratidão, ordenou que fosse construída uma pequena capela no local, onde, posteriormente, foi reformada para um templo suntuoso.

Anos mais tarde, no estado do Pará, um pescador encontrou a mesma imagem nas margens de um rio. Decidiu então resgatá-la e leva-la para um local seguro. Adormeceu e, no outro dia, quando foi em busca da imagem, ela havia “fugido”, não constava mais no local. O  mesmo fato ocorreu por dois dias seguidos. Então, a população construiu uma capela em sua homenagem no local que ela sempre vinha a retornar após seus sumiços.

Nossa Senhora de Nazaré nos trás sinais da eterna misericórdia divina através de seus milagres.