Oração para Nossa Senhora da Saúde

Este título é uma das muitas devoções dadas pelos católicos à Virgem Maria. Vem a ser a Santa protetora daqueles com enfermidade, auxiliando todos os acometidos por alguma doença, de qualquer ordem que seja.  Seu dia é comemorado por fiéis em 12 de agosto.

Oração

Santa Virgem que és a cura para os enfermos e o retrato fiel de saúde física e espiritual, traz conforto e alento para nossos corpos e alma, fazendo com que sejamos purificados por teu divino amor. Teu doce nome de mãe é consolo para meu coração. Atendei, te peço, meus pedidos contra minha enfermidade e angústias. Me faz são e renovado, senhora santíssima. Quero abrigá-la para sempre dentro do meu ser. Rogai por nós. Amém.

História de Nossa Senhora da Saúde

Oração para Nossa Senhora da Saúde

Imagem: Reprodução

Sua devoção iniciou-se em Portugal no final do século XVI. A população estava sendo acometida por surtos fortíssimos de peste. Em 1560, durante o reinado de D. Sebastião, o contágio tornou-se insustentável e o rei esgotou todos os seus esforços na luta contra a doença, chegando a pedir até auxílio médico à Espanha.  O povo, ao ver que os recursos terrenos estavam se esgotando, decidiu apelar para os recursos divinos. Uniram-se então em penitência e orações dedicadas e honradas à mãe de Deus, à Virgem Santíssima. Um ano depois de tal ato, o número de mortes diminuiu gritantemente. Em festa, todo o povo de Portugal saiu carregando a imagem da Virgem em rico andor, assim, sendo nomeada Nossa Senhora da Saúde. Foi construída uma Igreja e uma Confraria em sua homenagem na época. Maria nunca teve o poder de realizar milagres e curas, mas sempre esteve junto à seu filho Jesus intercedendo pelos enfermos, sendo a fé na cura que Maria poderia provir vinda daí.

Consta também relatos que entre os anos de 1916 a 1919, houve uma forte epidemia de gripe espanhola no interior de Pernambuco e Alagoas, deixando um rastro de vítimas, vindo a ter inclusive mortes. A população então lembrou-se da Sua Mãe Santa: foram buscar à cavalo a imagem de Nossa Senhora da Saúde e a conduziram para todos os locais de foco da doença. Conta-se que quando a imagem chegou à região de Serra de Água Branca ninguém mais sofreu da doença ou morreu em virtude dela.

Sendo uma das mais antigas e tradicionais histórias do catolicismo, a devoção veio para o Brasil com a chegada de imagens da Santa à cidades como Minas Gerais, Salvador e Rio de Janeiro. Reúne fiéis até os dias de hoje que pedem auxílio à Nossa Senhora da Saúde quando em dificuldade e doença. A Virgem sempre atende e roga por seus filhos que tem fé.