Oração para Nossa Senhora da Penha

Nossa Senhora da Penha é mais uma faceta da Virgem Maria, dada a partir de um fato ocorrido com um monge francês no início do século XVII. Seu dia é comemorado em 1 de setembro. Sua devoção foi trazida ao Brasil pelos portugueses durante a época da colonização.

Oração para Nossa Senhora da Penha

Ó Maria Santíssima, Senhora da Penha, em cujas mãos Deus depositou seus tesouros das suas graças e favores. Eis-me cheio de esperança, solicitando com humildade a graça de que hoje necessito (pedido), pela qual sou-lhe grata desde este momento.

Recordai-vos, ó Senhora da Penha, que nunca se ouviu dizer que algum dos que em vós têm depositado toda a sua esperança tenha deixado de ser atendido, ó boa Mãe. Assisti-nos nas agruras da vida, para que façamos delas sementes para um mundo mais fraterno e mais humano. Enxugai o pranto das pessoas que sofrem e consolai os aflitos em suas necessidades. Tudo isso vos pedimos por Jesus, vosso Filho e nosso irmão.

Amém.

História da santa

Oração para Nossa Senhora da Penha

Imagem: Reprodução

Tudo começou quando o Monge francês Simão teve um sonho intrigante: sonhou que havia uma imagem da Virgem Maria enterrada na parte mais alta e difícil de alcançar de uma montanha. No contexto do sonho de Simão, Maria aparecia rodeada de luz e acenando, pedindo que ele fosse ao seu encontro. Antigamente, era comum que as imagens fossem escondidas por precaução devido aos islâmicos, que profanavam e destruíam as mesmas. Maravilhado, o monge decidiu partir em busca da imagem pelas serras. Cinco anos se passaram e ele não obteve os êxitos que desejava. Soube então que o monte a que ele deveria se dirigir se chamava Penha da França, localizado na Espanha. Assim, Simão dirigiu-se para o norte da Espanha a fim de conseguir realizar seu sonho.

Passou três dias e três noites viajando após a descoberta do destino correto. Apesar de exausto, não parava sua peregrinação pois sempre ouvia uma advertência divina que lhe dizia para não dormir e persistir. Após os três dias de intensa caminhada, cansado de tanto escalar, parou para descansar. No mesmo instante pôde observar uma senhora com um pequeno filho no colo. Milagrosamente, ela o indicou o caminho certo a seguir para conseguir o que almejava. Com a ajuda de alguns pastores da região, que lhe guiaram, ele encontrou a imagem de seus sonhos! Não teve dúvida alguma do poder divino investido em sua vida, e se deu por conta de que a mulher que o ajudara era a própria Nossa Senhora intercedendo seu caminho.

Em retribuição, Simão fez questão de construir uma capela no local onde foi encontrada a imagem por ele. Decidiu morar pelos arredores julgando que sua vida a partir dali seria tranquila e regular, como qualquer monge. Entretanto, graças a Nossa Senhora da Penha, o local passou a ficar famoso e atrair diversos fiéis. A Santa realizou alguns milagres após a construção de seu pequeno templo.

Sua imagem costuma ser representada pela Virgem Maria segurando o menino Jesus no colo e tendo sua cabeça rodeada de estrelas.