Oração para Nossa Senhora da Guia

Nossa Senhora da Guia é um dos muitos títulos atribuídos à Maria. A devoção por este título surgiu na Igreja Ortodoxa, onde ela é invocada pelos cristãos como Odigitria (esse nome significa “Guia”, referindo-se ao fato de Maria ter guiado Jesus Cristo quando o mesmo ainda era uma criança). Essa devoção chegou ao Brasil por intermédio dos portugueses, em 1745. A sua festa era celebrada no dia 15 de agosto e ela é considerada padroeira dos navegantes – por isso é tão venerada em Portugal, já que o país tem uma longa tradição marítima.

Oração

Ó Maria santíssima, eu vos louvo e bendigo, porque aceitastes gerar em vosso seio puríssimo, por obra do Espírito Santo, Jesus o filho de Deus, Salvador do mundo, tornando-vos a Mãe e a primeira discípula daquele que veio para ser a Luz de todos os povos, o Caminho para a Verdade e para a Vida.

Vós que levastes Jesus ainda em vosso seio, para santificar João Batista no seio de sua mãe Isabel, vós que protegestes o menino Jesus, em seu nascimento, o amamentastes e lhe ensinastes os primeiros passos. Protegei as criancinhas, e guiai todas as mães para que elas ensinem a seus filhos a amar e a seguir Jesus.

Nossa Senhora da Guia, rogai por nós. Amém.

A história de Nossa Senhora da Guia

Oração para Nossa Senhora da Guia

Imagem: Reprodução

Nossa Senhora da Guia não é só mais um título gentilmente atribuído à Maria, mãe de Jesus. É uma das várias facetas e características da Mãe de Deus, que se mostra em várias formas para os cristãos. Neste caso, o título refere-se ao fato bíblico de que Maria guiou seu filho, Jesus, que também é Filho de Deus, quando ele ainda era muito jovem ou criança (da infância até a vida pública). Por isso, é compreensível que ela tenha se tornado padroeira dos navegantes e que tenha se popularizado em Portugal, terra de muitos deles. Inclusive, foi por meio deles que ela foi trazida ao Brasil, quando em 1745, um Capitão da Marinha Real aportou na cidade de São Salvador, na Bahia, trazendo em seu navio a imagem de Nossa Senhora da Guia.

Mais sobre Nossa Senhora da Guia

  • Sua festa litúrgica era comemorada no dia 15 de agosto, obrigatoriamente; mas alguns ainda faziam confusão com as datas, então o Papa Pio VII definiu que a comemoração do dia de Nossa Senhora da Guia seria no segundo domingo após a Epifania do Senhor, portanto, não possui dia fixo, mas sempre é comemorada no mês de Janeiro. Festas assim são chamadas de “Festas móveis” no calendário da Igreja.
  • Existem várias representações da Nossa Senhora da Guia. Uma das mais recentes apresenta Maria a meio corpo, vestindo uma túnica branca, um manto azul e um véu branco, com as mãos unidas em oração. Mas conforme os costumes dos locais, suas representações variam. Outro exemplo é  clássica representação da Nossa Senhora da Guia segurando uma estrela em uma das mãos, simbolizando a estrela guia que levou os Reis Magos até a manjedoura onde estava Jesus.