Oração do Arcanjo São Gabriel

Os anjos permeiam a imaginação de adultos e crianças, mas principalmente de quem tem fé. Muitas passagens da Bíblia mencionam os vários momentos em que anjos fizeram com que fosse cumprida a vontade do Senhor. Entre alguns dos mais mencionados encontramos o arcanjo Gabriel, que sempre é incumbido de levar mensagens divinas e é venerado no dia 29 de setembro pelos cristãos, judeus e islâmicos.

Oração para São Gabriel

Ó poderoso Arcanjo São Gabriel, que a luz da vossa mensagem anunciadora da Redenção do gênero humano, ilumine o meu caminho e oriente toda a humanidade rumo ao céu.

A vossa aparição à Virgem Maria de Nazaré trouxe ao mundo, que estava mergulhado em trevas, luz. Assim falastes à Santíssima Virgem; “Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é contigo… o Filho que de ti nascer será chamado Filho do Altíssimo”.

São Gabriel, ajudai a juventude a imitar Nossa Senhora nas virtudes da pureza e da humildade, interceda por nós junto à Virgem Santíssima, Mãe de Jesus, Salvador. Dai força a todos os homens contra os vícios e o pecado, e fazei brilhar a luz da fé em todos os corações.

São Gabriel, rogai por nós, amém.

História do Arcanjo Gabriel

Oração do Arcanjo São Gabriel

Imagem: Reprodução

Os arcanjos são, por assim dizer, anjos ainda mais “elevados” que servem diretamente a Deus e ficam responsáveis por tarefas distintas, a do Arcanjo Gabriel era levar mensagens divinas muito importantes. No evangelho de São João encontramos um trecho que fala sobre os sete espíritos que atendem diretamente ao trono de Deus, lá é dito também que Gabriel é o arcanjo da anunciação e o mais ligado aos acontecimentos da terra.

Na Bíblia é possível encontrar a descrição de vários momentos em que o Arcanjo Gabriel trouxe mensagens do Senhor para o seu povo. Diz-se que foi o arcanjo Gabriel quem explicou ao profeta Daniel a sua visão do carneiro e do bode, além de anunciar a mudança na trajetória da nação com a chegada do messias.

Foi ele também que anunciou para Zacarias que ele teria um filho com sua esposa e que ele seria um grande profeta. Zacarias duvidou, por ser velho e a mulher estéril, e foi castigado com a perda da voz até que tudo se cumpriu e a esposa dele deu a luz a uma criança, que seria conhecida depois pelo nome de João Batista.

Muitos estudiosos e teólogos supõem que foi também o Arcanjo Gabriel o anjo que avisou os pastores de Belém sobre a vinda do messias, que alertou os reis magos para que eles não voltassem para Jerusalém e que avisou para José quando ele devia ir para o Egito com sua família e quando devia retornar.

Santificado

A adoração feita ao Arcanjo Gabriel, cujo nome significa “homem de Deus”, acontece por vários fatores. Entre eles está o fato de ter sido delegada ao arcanjo uma missão de extrema importância: anunciar a Maria que ela daria a luz a encarnação do filho de Deus. E as palavras que foram ditas pelo arcanjo no momento em que ele encontrou Maria tornaram-se uma das orações mais conhecidas do catolicismo: a Ave Maria.

São Gabriel Arcanjo também é conhecido por ser protetor das crianças.