Oração da Transfiguração de Jesus

A Transfiguração de Jesus é um milagre do próprio nos evangelhos, que diferente dos outros, o objeto atingido pelo milagre é ele mesmo. É um episódio do novo testamento onde ele é transfigurado e fica radiante no alto de uma montanha. É um dos cinco marcos na vida de Jesus segundo os evangelhos. A festa da Transfiguração é celebrada no dia 6 de agosto.

Oração

Ó Deus, que na gloriosa Transfiguração de vosso Filho confirmastes os mistérios da fé pelo testemunho de Moisés e Elias, e manifestastes de modo admirável a nossa glória de filhos adotivos, concedei aos vossos servos e servas ouvir a voz do vosso Filho amado, e compartilhar da sua herança. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Neste caminho da transfiguração acontece quando caminhamos com Jesus no caminho de nossa existência, ao longo da imitação de Cristo vamos nos transfigurando aos poucos com o Mestre.

Mestre, bom é estarmos aqui, reunidos bem perto de ti, no silêncio e na paz.

Mestre, reunidos no amor, nós viemos ao Monte Tabor para em Ti repousar.

E nós cantaremos a mesma canção, unidos no mesmo coração.

E nós cantaremos a mesma canção, unidos no mesmo coração.

História da Transfiguração de Jesus

Oração da Transfiguração de Jesus

Imagem: Reprodução

Neste marcante episódio na vida de Jesus, estavam presentes os apóstolos Pedro, João e Tiago e ele foi narrado pelos evangelistas Mateus, Marcos e Lucas. Conta-se que Jesus, na companhia dos três apóstolos, foi até o Monte Tabor. No topo do Monte, Jesus começa a brilhar e repentinamente, os profetas Moisés e Elias aparecem ao seu lado – então eles começam a conversar. Então ocorre algo ainda mais surpreendente: uma voz  vinda do céu chama Jesus de “Filho”, logo, presume-se que a voz é do seu Pai, Deus (isso ocorreu pela segunda vez, pois em seu batismo ele também havia se pronunciado desta forma).

Tomás de Aquino considerava a Transfiguração de Jesus como o “maior dos milagres” do próprio, até porque, na Doutrina Cristã, o fato da Transfiguração ter ocorrido ali, no alto de uma montanha, significa o ponto onde a natureza humana se encontra com Deus, foi o encontro do temporal com o eterno, onde Jesus era a ponte entre o céu e a Terra.

Por ser um dos cinco marcos na vida de Jesus, a Transfiguração virou uma festa litúrgica que é celebrada pelos cristãos há séculos.

Os cinco marcos na vida de Jesus são

  • O batismo.
  • A transfiguração.
  • A crucificação.
  • A ressurreição.
  • A ascensão.